Conhecida como a rede mundial de computadores, ou simplesmente internet, surgiu em plena “Guerra Fria”, entre os Estados Unidos e a Antiga União Soviética (Rússia), criada com objetivos militares, seria um forma de proteger informações importantes dos dois países, onde a comunicação e a espionagem poderiam ser fatores decisivos contra ataques inimigos.
Nas décadas de 70 e 80, além de ser utilizada para fins militares, a internet foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, nos Estados Unidos, trocavam informações, mensagens e descobertas utilizando esta nova forma de comunicação.
O desenvolvimento da Internet foi somente ampliado nos anos 90, onde começou a alcançar outros usuários, mais precisamente no ano de 1990, o engenheiro inglês chamado Tim Bemes-Lee, desenvolveu o padrão conhecido até hoje como World Wide Web (Tela Mundial de Computadores), possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente mais interesses.
A partir deste momento a Internet cresceu em ritmo acelerado, muitos dizem que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 50.
A década de 90 a Internet se tornou como um grande canal de comunicação usado por todas as grandes empresas, instituições governamentais e por praticamente toda pessoa que possui um computador, ele se popularizou em uma velocidade espantosa e graças aos seus recursos que foram sendo aperfeiçoados, facilitando sua utilização por usuários leigos na área de Informática.
Para facilitar a utilização da Internet, foram criados então softwares de navegação conhecido como navegadores (BROWSERS), que permitem uma facilidade de utilização por usuários iniciantes experientes, pois para se tornar atrativa, a internet deveria ser fácil utilização.
A Microsoft com o lançamento da versão 95 do MS-WINDOWS, já criou um navegador chamado de internet Explorer, que acompanha versão do sistema operacional com ambiente gráfico e mais fácil de utilizar, usando ícones para identificar a maioria das ferramentas disponíveis. Na época existia ou outro navegador chamado Netscape Navigator, de outra empresa, mas que com o tempo foi perdendo espaço para a INTERNET EXPLORER da Microsoft.
Com o passar do tempo, outros softwares para navegação na Internet foram desenvolvidos por outras empresas do setor da tecnologia de Informação, podemos destacar alguns outros navegadores, entre eles:
- FIREFOX: criado pela fundação mozilla, tem código aberto e é um dos principais aplicativos livre na atualidade, pode ser executado nos ambientes ms-windows e Linux.
- OPERA: é um navegador considerado como sendo o mais rápido de todos, ele também é gratuito e o tamanho do arquivo de instalação é muito pequeno comparado aos outros navegadores.
- SAFARI: criado pela Apple que conta agora com uma versão para ser executado em ambientes ms-windows.
- GOOGLE CHROME: criado pela google teve um início muito bom no seu lançamento, porém com o passar do tempo perdeu espaço para os navegadores já existentes, possui uma interface diferenciada dos demais, sua finalidade inicial, foi atender os próprios sites de serviços da google, porém alguns problemas foram detectados durante a navegação de alguns sites.
Com o surgimento de tablete e telefones celulares com conexão a internet, os fabricantes resolveram criar outro sistema operacional que funcionasse com a maioria das marcas disponíveis no mercado foi desenvolvido também pela Google o S. O. (Sistema Operacional) “Android” que passou a ser referência para este segmento de equipamentos portáteis, hoje existem centenas de aplicativos que rodam nesta nova plataforma, inclusive a própria internet.